quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Carta do leitor (Projeto Tosco)

Umas das atividades feitas pelos alunos da 3ª série vespertino juntamente com a Professora Elisete Vilma Carniel De Bem foi a elaboração de uma carta do leitor para o autor do livro "TOSCO". Seguem dois textos abaixo:


Flor do Sertão, 31 de Agosto de 2012.

Querido escritor!
Venho com este texto dizer-lhe, Gilberto Marttje, que li seu livro “Tosco” e gostei muito da forma crítica e de fácil entendimento que o escreveu. Deixando claro os problemas sociais que nós estudantes enfrentamos no dia a dia, não só na escola como em casa ou na rua. Somos levados a acreditar que precisamos fazer o errado, entretanto nossas realidades, cada vez mais gastas com a violência e o preconceito, parecem não deixar outra chance. Dessa forma, agimos errado, acreditando que é o melhor a se fazer. Porém, precisamos pensar e ver que existem alternativas, e que mesmo sendo poucas, precisam ser aproveitadas.
Porém, essa é uma história que abrange conceitos de cidade grande e não temos, no nosso dia a dia, um contato direto com essa realidade, ou seja, é um aviso prévio para o que possa vir a acontecer com nossa cidade num futuro próximo.

                 Abraços,
                                 Monica Eidiane Saling

 
Flor do Sertão, 31 de Agosto de 2012.

Caro autor,
            Quando comecei a ler TOSCO, pensei que você, Gilberto Marttje, iria escrever mais uma das centenas de histórias de adolescentes problemáticos que eu já tive oportunidade de ler. Mas não foi o ... Ele, Tosco me surpreendeu pelo fato de se mostrar incógnito com o mundo exterior em que vivia, na mesma medida que desconhecia-se por dentro.
            Torci para ele absorver as ideias do professor Jeferson, que teve uma estratégia conhecida e que sempre será usada: colocar esportes como meio para que jovens como Tosco aprendessem a viver em grupo e conseguissem descobrir-se no meio. Um meio onde antes ele estava completamente deslocado, confuso e amedrontado. Se irritavam o jovem Tosco ele irritava-se da mesma maneira; demonstrando o quanto uma falta de estrutura emocional pode alterar o psico do jogar da vida.
Mas, que colocando a sua frente exemplos de pessoas que superaram seus medos e dificuldades (Jeferson e Samuel) faz com que os jovens, iguais ao Tosco, o adotem como ídolos a seguir. Fomentando o espírito deles e fazendo com que cada  partícula que respira, sente e que ainda permanece sonhando tenham forças para acreditarem em si mesmos.
Tosco gritou, esperneou mas não pode evitar que crescesse. Foi difícil, mas todo esforço é recompensado.
Obrigado, de sua admiradora- Darla da Costa- 3ª 301 Vespertino.



Um comentário:

  1. Bom, eu li o livro Tosco, e agora eu terminei de ler o livro Caco, que e do mesmo autor do livro Tosco, lendo esses dois livros, eu percebi que dentro deste livro existe a vida real, no Tosco, fala de um menino que entra pro mundo das drogas, bebidas, Ganges, e varias outras coisa e no final ele vira pai e diretor de uma escola.
    Ja no livro Caco, ele se parece muito com o livro Tosco, e de um menino que era gordinho fumava, e seu apelido vei ate dele ser desajeitado, o pai dele bem conversava com ele e quando seus amigos estavam perto ele era motivo de chacota, entao o Caco sofria muito, e os pais dele nao eestavam nem ai com ele, como eu gostei muito destes livros eu quro muito que lancem outro livro, contando mais uma história pra nos aprender com os livros e nunca entrar pros mundos do crime!

    ResponderExcluir