quarta-feira, 6 de abril de 2011

Parque Temático Brasil Colonial em Miniatura


 



A Escola Jorge Lacerda recebeu neste dia 06 de abril, a visita de um ônibus temático alterado e adaptado com uma grande maquete que mostra com miniaturas em movimento a história da colonização do Brasil e a história do trem.
Na oportunidade, os estudantes puderam ver na prática como o homem trabalhou no passado. Bonecos em movimento representam os colonizadores derrubando árvores e serrando lenha, um trem com a locomotiva Maria fumaça percorre a encostas de uma serra, apitando e soltando fumaça, além de replicas de pilão, engenhos, moinhos, tudo em funcionamento. No final da maquete uma hidrelétrica demonstra em detalhes todo o processo da geração da energia e a invenção da lâmpada.
O projeto que está sendo realizado há 04 anos foi idealizado pelo Paranaense Rudi Haupt e apresentado por Carlos Stael e levou dois anos para ser concluído. A maquete toda construída em resina e argila tem como objetivo levar conhecimento sobre as condições de vida do Brasil colonial, o desmatamento e suas conseqüências e a evolução dos processos da energia.
Para Carlos Stael, “esta é uma forma de mostrar a essa geração que, anos atrás, era possível viver sem energia elétrica e que existiam processos mecânicos que ajudavam o homem a realizar tarefas que hoje são praticadas por máquinas movidas a energia elétrica. Como é o caso do moinho e do engenho, muito bem retratados na maquete, é uma forma de ensinar e encantar os pequenos, que a partir deste conhecimento podem analisar o passado e criar um novo presente”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário