segunda-feira, 28 de junho de 2010

E viva São João!!!

No dia 19/06/2010 a EEB Jorge Lacerda participou da festa Junina que reuniu grande público, também apresentou com os alunos a bonita dança "Pau-de-Fitas" coordenada pelo professor Elemar Valandro e demais professores da escola que ajudaram nos ensaios e também a Quadrilha , coordenada pela professora Giane Käffer e pelos demais professores que colaboraram em ajudar a ensaiar. Já no dia 23/06/2010(matutino) fez-se a festa Junina na escola com a escolha do Casal Caipira, muitos foram os participantes mas os vencedores foram: Patrick e Pietra Piroca e no dia 24/06/2010(vespertino e noturno) foi dado continuidade as festanças juninas com as apresentações dos alunos. " A festança foi boa demais sô, a cumilança foi grande e as apresentação dimais"kkk...
A todos que participaram nossa gratidão.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A sociedade e sua cultura

No decorrer do mês de Junho, a professora Janete Kaise juntamente com as turmas das 3ª séries do Ensino Médio, maturino e noturno, realizaram um trabalho sobre as culturas das regiões Brasileiras e focando principalmente a culinaria.


A cultura é a vida social de um povo, a herança que se manteve durante anos e gerações. Cada povo possui a sua própria cultura elaborada por influencias de outras culturase de relações complexasque se estabelece durante muitas experiencias e épocas. Não há sociedade sem cultura e, consequentemente, não há povo destruído de cultura.

Seguindo este pensar, que os alunos juntamente com a professora desenvolveram esse trabalho, resgatar raízes já existentes em nosso meio social.

Parabéns a todos que desenvolveram e preocuparam em trazer para dentro da sala de aula a diversidade cultural e principalmente, a aprendizagem.

Vamos conhecer um pouco de cada região?

Região Sul:
é rica em biodivesridade,sendo que o turismo, o clima e a cultura que inclui a culinária também são atratativos desta região. Sua especialidade é o churrasco, não esquecendo do bom chimarrão e também do café colonial, arroz carreteiro e o pinhão, estás conhecidas em todo o Brasil.
Região Centro Oeste:
Possui um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil. Os indigenas foram os primeiros habitantes, depois os bandeirantes sendo que eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram as primeiras vilas. É rica em pinhão, feijão, amendoim, soja, café (entre outros). Destaca-se por seu arroz com pequi, capivara de caçarola, pudim de banan da terra entre outros.
Região Sudeste:
Tem seu inicio com a fundação da Vila e São Vicente, pelos Jusuítas. A culinária desta-se pela mistura de ingredientes europeus, indigenas e africanos.Essa região também é famosa pelo Brasil pelo seus queijos, que são produzidos em Minas Gerais.
Região Norte:
É a região que possui a diversidade da fauna e flora. Uma das suas atividades é a extração da borracha. também possue o Festival de Parentins , que é conhecida pelo Brasil.
Região Nordeste: Possue lindas belas naturais, além de suas belas festas como: São João, Carnavais, Romarias. Dentre suas comidas estão os peixes, sorvetes, cocadas e sucos, lembrando que o artesanato é uma das formas de renda dessa região.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lixo Eletrônico

         A EEB Jorge Lacerda de Flor do Sertão-SC, trabalhou nesta última quarta-feira, dia 09/06/2010, com todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio, o tema Lixo eletrônico.
        Uma abordagem crítica que levanta e aponta inúmeras questões sociais que envolvem diretamente a comunidade em que vivem.
        Pensando nisso, o tema foi abordado com uma palestra explicativa regida pela professora Kátiane Webler Nogueira, juntamente com filmes que retratam o tema abordado acompanhado do interesse e acompanhamento dos demais professores.      
        Nesta perspectiva de mostrar a importância de termos consciência de saber utilizar o lixo eletrônico que acumula em nossas moradias que foi-se criado pontos distribuídos na comunidade onde possam colocar esse material para que possam recolhê-lo adequadamente.
Cada um fazendo sua parte e todos contribuindo para um local mais limpo e melhor para se viver.