quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jornal das Lendas!!

Com o desenvolvimento de mais uma atividade diversificada, os alunos da 6ª série 61 Matutino da EEB Jorge Lacerda, apresentaram o Jornal Falado, trabalho este promovido pela professora Elisete V. C. de Bem na matéria de português e literatura. Os alunos se dividiram em grupos criaram apresentações em forma de noticiários sobre o assunto Lendas Brasileiras.
Vejam como ficou:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Natal chegou!!!!!

O nascimento do filho de DEUS está sendo comemorado com muito explendor, grandes pinturas e um presépio maravilhoso foram criados e confecionados na escola. Um lindo cartão postão de Natal recebe os visitantes da escola, o objetivo é destacar o brilho que os alunos, pais, professores e funcionários da escola possuem, tentamos resgatar o espirito natalino como uma pequena idéia a ser plantada e regada.
Um presépio reciclado foi confeccionado lembrando a linda história do nascimento de Jesus Cristo.

                                                                      PRESÉPIO








PINTURA E ÁRVORE DE NATAL




Independente da religião, o Natal nos une para perdoarmos e recebermos o perdão, assim a direção da EEB JORGE LACERDA agradece a todos pelo companheirismo dedicado durante o ano letivo, em especial ao Prof. Tatiano de Ben que fez a belíssima pintura do mural, a professora Dediane F. de Ben que recortou as inúmeras estrelas para a confecção da árvore natalina, a professora Fátima M. Colle que confecionou os personagens do presépio com sucata e a professora Angela quem deu a idéia, além desses professores, fica nossa gratiadão a todos que de uma idéia ou outra ajudaram a deixar o NATAL de nossa escola mais bonito. ( Fica aqui o nosso muito obrigado: de  Carlos e Kátia).

TARCILA DO AMARAL- OPERÁRIOS

Nascida em 1 de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Com um vasto arcenal de obras das quais exprimem os mais diferentes sentidos, Tarcila do Amaral entra na sala de aula com a obra: Operários, esta obra está incluída no projeto BULLYING, do qual mostra a união de várias pessoas de diferentes raças para a realização de um mesmo plano.
Sendo assim a professora Dediane F. de Ben, trabalhou a reconstrução da obra atravéz de desenhos e colagens com os alunos do turno integral.


Parabéns a todos!!!!

Literatura de Cordel

Literatura de cordel vulgarmente conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
 




Visando aprender mais esta forma textual, a professora EliseteV. C  de Ben trabalhou com os alunos da 6ª série 61 do turno EPI a LITERATURA DE CORDEL sobre o tma BULLYING que faz parte do projeto elaborado este bimestre.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Alguns dos temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
O assunto foi debatido e estudado na aula de história com o professor Leandro Leonhardt, juntamente com os alunos da 7ª série 1 matutino que, além de apresentarem suas pesquisas de sala elaboraram cartazes que contribuiram para a organização do mural escolar. Esta atividade teve a orientação do ATP Carlos Rambo.








É dia de Gincana!!!

Mais um dia em que os professores e direção pensaram em atividades diferenciadas, desenvolveram com os alunos uma gincana de conhecimento em conjunto com esportiva. A gincana aconteceu no dia 19/11/11 contando com a presença da maioria dos alunos, que demonstraram interesse para desenvolver as atividades propostas.







sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O símbolo de Flor do Sertão

No decorrer das comemorações do aniversário do município de Flor do Sertão, o professor Sidnei da EEB Jorge Lacerda juntamente com os alunos da 6ª séries 1 e 2 (EPI), plantaram cerca de 30 mudas da árvore símbolo de Flor do Sertão que é o IPÊ, em vários locais da cidade.
As mudas foram doadas pela administração municipal.