sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Tracoma

A EEB Jorge Lacerda,  a unidade de Saúde de Flor do Sertão juntamente com a 5ª Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste - SC, realizou na prórpia Unidade escolar o exame preventivo do Tracoma, onde foram diagnosticados alguns casos dos quais foram medicados e se preciso encaminhados para outros exames.
Saiba mais sobre o Tracoma.

O que é o tracoma
O tracoma é uma afecção inflamatória crônica da conjuntiva e da córnea, uma ceratoconjuntivite crônica recidivante que em decorrência das infecções repetidas pode levar a cicatrizes na conjuntiva palpebral. Em casos mais graves evoluem para seqüelas, provocando lesões corneanas importantes, podendo produzir cegueira.

Agente etiológico
O agente etiológico do tracoma é a Chlamydia trachomatis, uma bactéria de aproximadamente 200 a 300 milimicra, GRAM (-), de vida obrigatoriamente intracelular. Apresenta um tropismo pelas células epiteliais, onde se instala e se multiplica, formando inclusões citoplasmáticas.
Além do tracoma, a Chlamydia trachomatis é responsável pela conjuntivite de inclusão, pelo linfogranuloma venéreo e por outros quadros de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte de infecção
Homem com infecção ativa. As infecções clamidianas são limitadas às superfícies mucosas de humanos.
Reservatório
Indivíduos até 10 anos de idade com infecção ativa, são considerados o maior reservatório de transmissão da doença em uma comunidade. Crianças com tracoma também podem portar C. trachomatis nos tratos respiratório e gastrointestinal. Não há reservatório animal do tracoma e a Clamídia sobrevive mal fora do hospedeiro humano.

Modo de transmissãoA transmissão da doença ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, através de objetos contaminados.
Os insetos podem atuar como vetores mecânicos, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos) de importância em algumas regiões.





Período de incubação
Em média de 5 a 12 dias.

Período de transmissibilidade
A doença é transmissível enquanto persistirem as lesões ativas da conjuntiva. A infectividade é maior no início da doença e quando coexistem infecções bacterianas agudas ou crônicas.
Suscetibilidade
Todos indivíduos são suscetíveis à doença, sendo que crianças reinfectam-se com maior freqüência dependendo das condições do meio.
A resposta imune celular é considerada necessária para a cura da infecção, mas provavelmente, também contribuí para o desenvolvimento das lesões conjuntivais cicatriciais.
Os anticorpos responsáveis pela proteção podem ser diferentes dos que causam reações deletérias. Se fosse possível estimular, especificamente, a resposta imunológica protetora então teríamos uma vacina de tracoma eficaz.

Pintura da Unidade Escolar

No decorrer do início de cada ano letivo, uma das prioridades sempre foi a pintura do Prédio da Unidade Escolar.
Para que esta ação se concretiza-se nesse ano de 2011 a APP da EEB Jorge Lacerda contou com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha - SC e com a Prefeitura Municipal de Flor Sertão - SC.


Visando o bem estar dos alunos, educadores e demais funcionários, a APP agradece a todos que ajudaram e colaboraram para concretização deste projeto. 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do estudante!!!

40237499_1

“Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida. Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos. Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade. Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças. Evite críticas e promova a amizade e a união. Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você. Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar. Habitue-se a prestar atenção às aulas. Insista no que vale a pena. Julgue, analise, antes de falar e concluir. Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas. Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição. Não estude só para a escola, mas para a vida. Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua. Procure entender e assimilar mais do que decorar. Querer é poder. Quem se esforça consegue. Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal. Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura. Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo. Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você. Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro. X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia. Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade.”
Parabéns Estudante!!!
Faça a diferença!!!
Da Direção da EEB Jorge Lacerda de Flor do Sertão.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mateada!!

Os últimos dois sábados foram regados à atividades diversificadas. No dia 30 de julho de 2011 os alunos dos três turnos da EEB Jorge Lacerda participaram dos jogos interséries, já no dia 06 de agosto os alunos participaram de uma mateada realizada na própria unidade escolar da qual teve o concurso da maior, menor e mais bem decorada cuia de chimarrão. Os respectivos ganhadores foram:
Maior cuia: Leomar Freitag
Menor cuia: Diogo Noronha
Cuia mais bem decorada: Matheus Einsweiller
Os vencedores ganharam uma cuia de seus respectivos times.
Após seguiram-se as atividades que estavam planejadas.
mateada
mateada 2

Higiene! Assunto sério.

A higiene corporal é o conjunto dos cuidados que devemos  ter com o nosso corpo e com a nossa mente.
Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem em nosso corpo nos causar doenças.
É através desta higiene que ficamos forte e saudável.
Observando estes cuidados que a professora de ciências (Marlene Zanotto) e o  Assistente técnico pedagógico – ATP (Carlos Alberto Rambo), abordaram o tema com uma aula prática, do qual foi passado o video “Sugismundo” além de apresentarem aos alunos os produtos essenciais para sua higiene pessoal.
higiene
Em outro momento o  ATP “Carlos” e a Assistente de Educação – AE  (Kátia Leida) confeccionaram um sachê com essencias para entregar aos alunos para que os mesmos utilizem-o em meio a suas roupas.